ACERVO I CEDESP - Centro de Documentação e Estudos da Cidade de São Paulo
Centro de Documentação e Estudos da Cidade de São Paulo - CEDESP, foi fundado em 1993, pela ex-prefeita de São Paulo, Luiza Erundina de Souza, com o objetivo de preservar o conhecimento acumulado durante os quatro anos de sua gestão (janeiro de 1989 a dezembro de 1992). A UNESP recebeu, a princípio sob custódia, a documentação do CEDESP, por convênio firmado em 1995, ficando para o CEDEM a responsabilidade de dar tratamento arquivístico ao acervo, colocando a documentação à disposição dos pesquisadores e dos interessados no estudo das questões que afetam o governo de uma das maiores metrópoles do mundo. Em 2002, o CEDESP encerrou suas atividades como pessoa jurídica doando seu acervo a UNESP.

O acervo do CEDESP é constituído por uma coleção de cópias de documentos que foram produzidos e recebidos durante a gestão participativa, inaugurada pelo governo de Luiza Erundina à frente da Prefeitura da Cidade de São Paulo. Em sua maioria, a coleção compõe-se de reproduções de documentos selecionados pela Prefeita, seus secretários e assessores. O critério que presidiu a seleção foi o de reunir os registros que, por sua natureza e conteúdo, pudessem revelar os princípios que definiram a concepção das políticas de governo adotadas.

Essa documentação é fonte valiosa para investigações nas áreas de administração pública e gestão urbana, além de tratar de problemas específicos como transporte de massas, educação pública, creches públicas, assistência à saúde, atividades culturais, produção e utilização do espaço urbano, inclusive estudos e debates sobre o projeto de Plano Diretor, meio ambiente urbano, coleta e disposição de lixo doméstico e industrial, obras contra enchentes, pavimentação de vias públicas, abastecimento alimentar e outros.

Alguns conjuntos documentais preservados no acervo:

- Correspondência recebida por Luiza Erundina enquanto Prefeita de S.Paulo, destacando-se grande volume de cartas enviadas pela população da cidade.

- Correspondência administrativa, material iconográfico, publicações, relatórios, avaliações, atas de reuniões, resoluções, circulares, instruções expedidas e/ou recebidas da ex-prefeita, secretários, presidentes de autarquias e de empresas municipais, administradores regionais, assessores e auxiliares administrativos.

CEDEM - CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DA UNESP
Praça da Sé 108 - São Paulo - SP - Brasil - CEP 01001-900 - Tel / Fax 11.3105.9903