ACERVO I ICRM - Instituto Cultural Roberto Morena
O Instituto Cultural Roberto Morena foi fundado em 1984, homenageando uma das mais destacadas lideranças do movimento sindical e do Partido Comunista Brasileiro.

Historicamente, sempre esteve vinculado a Federação Sindical Mundial - FSM e manteve laços de intercâmbio com o Instituto George Dimitrov na Bulgária por um longo período, no que possibilitou o envio de dezenas de sindicalistas para estágios e cursos no exterior, além de intensa correspondência com vários institutos internacionais similares. Esteve vinculado ao Partido Comunista Brasileiro, embora fosse um organismo autônomo, tendo à frente de sua direção, até sua dissolução, Lyndolfo Silva, destacado sindicalista fundador da ULTAB, CONTAG e membro do Comitê Central do PCB em várias ocasiões.

O objetivo do Instituto era atuar no desenvolvimento de projetos para o movimento sindical, propiciando cursos e seminários, além de assessorar diversas entidades. Esteve sempre em sintonia com os problemas do movimento sindical, mobilizando economistas, sociólogos, advogados e outros pesquisadores bem como lideres sindicais na formulação de respostas aos desafios colocados pela realidade, além de patrocinar cursos de formação e aperfeiçoamento de lideres sindicais, tematizando questões importantes levadas pela relação Capital - Trabalho.

Paralela a estas atividades, procurou ao longo de sua existência, manter um arquivo e biblioteca especializados, sobre movimento operário e sindical, propiciando a estudiosos e pesquisadores uma valiosa fonte de pesquisa e consulta.

Em 1999 o Instituto Roberto Morena encerra suas atividades e doa seu acervo ao Instituto Astrojildo Pereira, que mantendo convênio com a UNESP, entrega sob custódia, esse acervo ao CEDEM. Os documentos pertencentes a esse fundo receberam tratamento de higienização, acondicionamento e identificação, estando a espera do descrição no banco de dados, apesar disso é possível o atendimento à pesquisa.

CEDEM - CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DA UNESP
Praça da Sé 108 - São Paulo - SP - Brasil - CEP 01001-900 - Tel / Fax 11.3105.9903