ACERVO I PCB - Partido Comunista Brasileiro
"Partido político de âmbito nacional fundado em março de 1922 com o nome de Partido Comunista do Brasil e tendo por sigla PCB. Seu objetivo, desde sua fundação, foi promover a revolução proletária no Brasil e conquistar o poder político para realizar a passagem do sistema capitalista para o sistema socialista. É o mais antigo partido político brasileiro, embora tenha atuado a maior parte de sua existência na ilegalidade. Sobreviveu a todas as alterações político-institucionais por que passou o Brasil nos 60 anos, assim como sobreviveu às crises internas que em muitos momentos determinaram a saída ou expulsão de vários de seus integrantes. A alteração do nome para Partido Comunista Brasileiro ocorreu durante a conferência nacional realizada em agosto de 1961, com a finalidade de facilitar o registro eleitoral do partido e sua legalização." (Fundação Getúlio Vargas, CPDOC, 1984).

Nas décadas de 1980 e 1990, com as transformações da política mundial e a crise por que passou o pensamento socialista, o PCB enfrentou vários debates internos que culminaram no X Congresso do Partido em 1992, quando modificou vários pontos programáticos e sua denominação para Partido Popular Socialista - PPS.

Em dezembro de 1994 o Instituto Astrojildo Pereira transferiu para o CEDEM, em regime de custódia, a guarda de parte do arquivo do Partido Comunista Brasileiro - PCB, acumulada por seus organismos dirigentes na cidade de São Paulo, nas décadas de 1980 e 1990.

Esse acervo é composto por documentação textual, iconográfica, audiovisual, livros e periódicos.

Os documentos do PCB apresentam fragmentação significativa. Quando chegaram ao CEDEM não possuíam qualquer tipo de ordenação interna, não havendo sequer uma separação por espécies documentais, optou-se primeiramente pela separação dos gêneros documentais que, em seguida, tiveram tratamento diferenciado. Após um estudo de sua história, de seu funcionamento e de sua estrutura em épocas distintas, o arranjo da documentação textual considerou duas grandes funções do partido:

- a que se relaciona com as atividades de seu próprio funcionamento interno;

- e a que expressa sua relação com a sociedade, através de sua atuação nos movimentos organizados da sociedade civil e na política nacional.

CEDEM - CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DA UNESP
Praça da Sé 108 - São Paulo - SP - Brasil - CEP 01001-900 - Tel / Fax 11.3105.9903