APRESENTAÇÃO
O Centro de Documentação e Memória - CEDEM foi constituído em 1987, por iniciativa de um grupo de professores da área de Humanidades da Universidade Estadual Paulista, tendo como objetivos a realização de pesquisas, a preservação de documentos e sua difusão. No decorrer do tempo, a par de seu projeto inicial Memória da Universidade, do qual resultou seu primeiro acervo documental, o CEDEM recebeu a doação ou a custódia de fundos documentais, testemunhos da história política contemporânea do Brasil. O acervo do CEDEM encontra-se aberto à consulta pública.

Além de cuidar da reunião, produção, sistematização, preservação e difusão de fontes, o CEDEM encarrega-se, ainda, da elaboração de instrumentos de pesquisa. Atuando como laboratório de pesquisa, mantém uma central de referências, na expectativa de facilitar ao usuário o acesso às fontes de informação. Entre outras de suas atividades constam a realização de eventos de ordem científico-cultural e a elaboração de instrumentos de pesquisa. Os eventos, em geral relacionados com o conteúdo de seu acervo, têm o objetivo de colaborar para a discussões de temas de caráter acadêmico e para a difusão de pesquisas.

Suas atividades são desenvolvidas a partir de dois eixos programáticos:

1. Memória da Universidade
Objetiva a criação e a conservação de fontes documentais que promovam a preservação da memória e seu uso como informação retrospectiva à gestão universitária e à pesquisa científica.

2. Memória Social
Constitui-se como um centro aglutinador de acervos documentais (arquivos e coleções de valor histórico), de informações, de referências e de estudos e pesquisas sobre a história política contemporânea. Sua linha de acervo privilegia os movimentos sociais.

CEDEM - CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DA UNESP
Praça da Sé 108 - São Paulo - SP - Brasil - CEP 01001-900 - Tel: 3116-1701